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CICI 2010 mostra como aliar desenvolvimento econômico e social

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Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estão cada vez mais presentes no dia a dia dos municípios. Na busca das metas do milênio percebe-se que, muitas vezes, ações simples que não demandam grandes volumes de recursos podem fazer a diferença e mudar para melhor a realidade das comunidades. Alguns desses exemplos serão apresentados na Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), que acontece em março, em Curitiba. Entre os casos de sucesso que serão mostrados estão o trabalho desenvolvido em Pilões (Paraíba), com a cooperativa das flores; a escola em tempo integral de Apucarana (Paraná) e o Programa Bolsa Trabalho, do estado do Pará.
 
A pequena Pilões, cidade do agreste paraibano com 7,8 mil habitantes, mudou a realidade da região através do cultivo de flores. A ideia surgiu em 1999, quando um grupo de 21 mulheres largou o corte da cana e afazeres do lar para se dedicar ao cultivo de flores, que rende mais de R$ 60 mil por mês à região.
 
“Hoje são 42 famílias, em sistema de cooperativa, produtoras de três mil quilos de flores por mês. Antes, toda a flora era importada de Pernambuco e de São Paulo. Agora, abastecemos 100% da Paraíba e ainda parte de Pernambuco e do Rio Grande do Norte”, comenta Iremar Flor de Souza, ex-prefeito de Pilões e idealizador do projeto.
 
Ele conta que as mulheres aumentaram a renda média mensal em mais de 250% plantando flores. “Se antes, algumas delas, recebiam R$ 200 por mês no corte da cana, hoje ganham até dois salários mínimos com a venda dos crisântemos de corte, muito utilizado na ornamentação de ambientes, além derosas, gérbera, graudilho, jasmim laranja, avenca e folhagens”, diz.
 
A cooperativa dos floricultores da Paraíba já inspira municípios vizinhos a Pilões. Bananeiras, Redenção e Areia ingressaram, em 2009, na atividade da floricultura.
 
Bolsa trabalho – Outro exemplo que alia desenvolvimento econômico e social é o programa Bolsa Trabalho, uma política pública estadual de inclusão social que tem como objetivo oferecer qualificação profissional para jovens de baixa renda que moram no estado do Pará, possibilitando sua entrada no mercado de trabalho. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).
 
Criado em 2007, o programa já cadastrou 62 jovens entre 18 e 29 anos. Dentre eles, 40 mil já concluíram cursos de qualificação profissional voltados para diversas áreas do mercado de trabalho. Além disso, quase 20 mil jovens formados pelo programa já estão empregados com carteira assinada. O programa beneficia atualmente mais de 92 municípios em todas as regiões do Pará.
 
O programa se destaca por apoiar a juventude de forma integral. Além de ofertar a qualificação, disponibiliza uma bolsa mensal no valor de R$ 70, no prazo de dois anos, para cada participante. A ideia é que o apoio financeiro contribua para a permanência do jovem nos cursos de qualificação.
 
Ivanise Coelho Gasparim, secretária de Trabalho, Emprego e Renda do Pará, explica que o programa representa uma esperança para os jovens paraenses. "Estamos construindo um Pará que dá oportunidades para todos os jovens", disse a secretária, lembrando a importância da disciplina dos bolsistas e do incentivo dos pais durante os cursos preparatórios.
 
 
Apucarana é referência nacional em educação
 
Apucarana, município da região norte do Paraná, possui um dos menores índices de evasão escolar do país, com 0,04% de alunos ausentes da escola, segundo dados do Ministério da Educação em 2009 – a média da Região Sul foi de 2,7% e do Brasil de 7,5%. Um dos principais fatores que levam ao resultado é o sistema de Educação em Tempo Integral, implantado no município em 2001.
 
Aproximadamente 11 mil crianças são atendidas pelo Programa de Ensino em Tempo Integral em 36 escolas. Os alunos permanecem das 7h30 às 16h30 nos estabelecimentos de ensino, e participam de atividades pedagógicas, esportivas e culturais nos dois turnos.
 
São 33 atividades extracurriculares, desde pedagógicas (língua estrangeira, tarefa orientada, reforço escolar, projeto pedagogia empreendedora, desenho livre, criatividade, história da moda, entre outras) até complementares (culinária, higiene pessoal, artesanato, informática, teatro, balé, educação física, horta medicinal, karatê, educação ambiental, xadrez, circo, oratória, natação, entre outras).

 

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