“Neste programa eu vou encarar vários tipos de desafios na natureza e vou mostrar que você e sua família podem curtir de uma maneira diferente lugares maravilhosos em nosso país”, com essa frase o repórter Gilberto Smaniotto começou o SBT Repórter especial em campos de desafio na natureza que foi reprisado na segunda-feira (10) em rede nacional. A primeira exibição do programa aconteceu em janeiro de 2010.
Gilberto e a equipe de jornalismo do SBT estiveram na cidade em dezembro de 2009 para mostrar “um dos locais mais bonitos do planeta”, diz a reportagem.
Em Foz do Iguaçu, a matéria começa sobrevoando as gigantes quedas e o programa não dispensa adjetivos para caracterizar o Parque Nacional do Iguaçu (PNI). “O Patrimônio da UNESCO tem o tamanho de 185 mil campos de futebol", comenta o apresentador do programa.
Após o sobrevôo de helicóptero, que é possível ser realizado por qualquer turista, a equipe topa um passeio um pouco mais radical, porém “uma aventura com muita segurança”.
Quem acompanha a equipe de reportagem do SBT foi o guia Anderson Morais, que trabalhou 1 ano e meio no Macuco.
Macuco Safari – O Macuco Safari, passeio mostrado na matéria, tem a duração em média 2h. O passeio, que é realizado por terra e água, inicia-se em carretas puxadas por veículos elétricos que conduzem por uma trilha de 3 km no coração da mata. É acompanhado por guias bilíngües experimentados que interpretam as características das arvores, bromélias, orquídeas e outras espécies de vegetais. O auge da aventura é quando a embarcação se aproxima da Garganta do Diabo e o piloto realiza uma manobra e o barco passa através das quedas de água.
O objetivo da equipe do Sistema Brasileiro de Televisão foi mostrar a radicalidade, mas principalmente a segurança dos passeios e divulgar que qualquer pessoa pode realizar os atrativos turísticos em Foz do Iguaçu.
A cidade oferece ainda outros campos de desafios na natureza como a Trilha do Poço Preto, o Rafting, Rapel, Arvorismo e a Trilha das Bananeiras, por exemplo.
A matéria foi ao ar no dia que o PNI completou 72 anos de criação.
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});